• Como delegar tarefas

    Como delegar tarefas

    Para analisar os fatores que estão incorporados no procedimento de delegar tarefas sem perder a motivação dos colaboradores da sua equipe é necessário seguir a risca 4 passos. Fique atento, o 4º passo é fundamental e é o que eu mais ponho em prática. 

    Para delegar as funções de cada colaborador é necessário conhecer exatamente sua equipe. Quem é melhor fazendo o quê? Alguns são mais adeptos ao trabalho administrativo, outros conseguem desempenhar um melhor resultado quando desenvolvem o trabalho operacional. As tarefas devem ser delegadas de acordo com o perfil do colaborador. Essa é a primeira das 4 etapas. 

    A segunda etapa consiste em ser claro quanto às tarefas. É preciso ter a absoluta certeza de que as pessoas entenderam o que precisa ser feito, principalmente quando falamos de novos colaboradores. Pelo fato de ainda não terem se adaptado de forma integral ao trabalho, podem sentir-se “constrangidos” e afirmar ter entendido o objetivo da atividade  mesmo que isso não seja verdade.

    O terceiro ponto fundamental é definir prazos. É preciso deixar claro para sua equipe as consequências da não realização de alguma tarefa. Tudo precisa ser devidamente alinhado.

    A última e talvez mais importante etapa desse processo é oferecer suporte. Um bom líder busca auxiliar a equipe no que for preciso. Ajude quem tem dificuldade. Aprender a delegar é um processo no qual não basta apenas tocar a bola e esperar que alguém faça o “gol”, entenda que as consequências pela não realização das atividades (a perda do gol) não vão desaparecer apenas porque você mandou alguém resolver (tocou a bola).

    Voltar para página anterior Data de Publicação: 12/02/2020