• Como identificar, priorizar e definir problemas

    Como identificar, priorizar e definir problemas

    Primeiramente é necessário compreender o que é um problema. Problema é alguma coisa que acontece, mas você não queria que fosse daquele jeito, o problema pode ser pequeno como a iluminação do sol variando e atrapalhado o andamento de uma gravação por ajustes da luz, ou pode ser grande, como uma baleia colidindo com a sua embarcação, causando um naufrágio. Essas são algumas percepções de tamanhos de problemas. Algumas pessoas dizem não ter objetivos na vida porque isso causa problema, tendo objetivo ou não, todos nós temos problemas.

    Durante minha viagem Volta ao Mundo, diversas foram as histórias que acontecem com a tripulação, entre elas, quando capotamos o barco. Estávamos no Mar da Tasmânia. Logo de primeira, tudo ocorria muito bem, o vento soprava a nosso favor e o barco velejava tranquilamente as ondas que chegavam a 5 metros. O problema começou quando as ondas foram ficando cada vez maiores e uma tempestade apareceu. O barco respondeu a tudo aquilo velejando a uma velocidade de 140 km/h. De repente a escolha errada! Viramos no sentido contrário e acabamos capotando, o próprio fluxo das ondas nos colocou em pé novamente e o mar permaneceu revolto por cerca de 4 dias até vir a calmaria. 

    “Costumo ser um capitão extremamente metódico, gosto de velejar com todos os cabos bem amarrados e qualquer barulho fora do comum me deixa intrigado. No momento em que o barco capotou, tudo ficou fora do lugar, as cordas e os cabos se soltaram e o barulho era horrível, mas a única coisa que se passava na minha cabeça naquele momento era me salvar e não deixar o barco afundar. Utilizando a analogia para discernir o pequeno do grande problema, é necessário que você saiba claramente qual o seu objetivo final, no meu caso, no momento da capotagem era: não morrer. Definido esse objetivo, qualquer outra coisa que venha a acontecer, não deverá te atingir.”

    Portanto, saber claramente qual o seu objetivo vai auxiliar no dia-a-dia da sua empresa ou mesmo na sua vida pessoal. A resolução dos problemas que estão alinhados para alcançar a meta final é extremamente necessária visando o melhor andamento da tomada de decisões.

    Voltar para página anterior Data de Publicação: 21/01/2020